18.7.10

Ela

"Totalmente dedicada ao seu seio, àquilo que pensa estar a construir, pensa que não.
Que não suporta mais o estado da sua nação, que o seu chanceler se desvia dos costumes e anseios dos seus descendentes lacaios e outros tantos. Questiona-se tantas vezes onde anda o princípio das coisas quando tudo era simples e sem pesos.
É esta a insustentável leveza do ser tomada por Tomás, mas desta vez invertida pois não foi ela que carregou o Anna Karenina debaixo do braço a primeira vez e uma mala com toda a sua vida numa segunda. Deparou-se com o cesto do seu amante transbordante de vontade de ser acolhido em seus braços numa das primeiras noites em que este lhe disse amo-te (sentidamente).
Mas hoje, e tantas vezes questiona-se onde está o seu conforto, com todas estas oscilações semanais entre as bebedeiras dos generais e discussões na plebe sem motivo aparente.
Mostra-se-lhe o lado do copo meio vazio, mas este parece-lhe já menos meio que vazio de esperança de encontrar-se de novo na plenitude do primeiro acto de verdadeiro amor. Desconfia das mensagens trocadas a meio da noite que desaparecem pela manhã e só tem vontade de se mostrar a quem a deseja verdadeiramente, ainda que por breves instantes para se voltar a sentir plena e confiante na sua veia característica: o ser mulher. Quantas vezes chamada guerreira, hoje com tanto dó de si e das suas presas.
Tenta segurar-se nas emoções para não cair a sua pátria e o que com os seus batalhões de infantaria conquistou em tão pouco tempo mas faltam-lhe as forças e a vontade de sentir aquele acre cheiro a álcool que transborda do corpo destes seres que por vezes deixa de reconhecer.
E odeia-se por não saber como travar a insurreição ou abater todos os males que ameaçam a felicidade que pensou conseguir construir uma vez mais com o pouco dos dias. E pensa:
Faltas-me. Com a imensidão dos oceanos que deixei entre nós continuas a faltar-me junto de mim, já que nas entranhas sinto a tua presença, o teu sorriso, os teus olhos dentro dos meus e tudo o que não tivemos."

Sem comentários: